Clannad

Clannad - O Anime

Ano:
2007
Diretor:
Tatsuya Ishihara
Estúdio:
Kyoto Animation
País:
Japão
Episódios:
22 - 1 Extra
Duração:
25 min
Gênero:
Drama / Comédia / Romance

Tomoya Okazaki é um aluno, digamos, deliquente, q vive cabulando aulas e nao está nem ai pra escola. Enfim, td isso tem um motivo. quando era menor, sua mãe falecera, e seu pai se entregara à bebida. Por causa disso, Tomoya e seu pai acabam brigando, e seu pai machuca seu ombro, motivo pelo qual ele teve que sair do clube de basquete. Após isso, a relação entre eles se tornou como de estranhos, nao mais como familiares.

Com esses acontecimentos, Tomoya se tornou uma pessoa de má imagem na escola, e também passou a odia-la, a achá-la tediosa. Resumindo, além de nao frequentar aulas, e odiar a escola, ele tinha apenas um amigo, por assim dizer: Sunohara (vamos falar sobre ele mais tarde).
Certo dia, enquanto caminhava indo para a escola, com os pensamentos de como a escola era chata e tals (pensamentos que as vezes todo estudante carrega ^^), tomoya encontra uma garota tendo um monólogo. Interessado e metido, ele acaba se metendo no monologo dela.

É dessa maneira que Tomoya conhece Nagisa furukawa, uma garota lerda e muito emotiva. Com o passar do tempo, ele descobre o desejo dela: Reabrir o clube de teatro e se tornar atriz.


Bem, ai o anime se inicia, com Tomoya ajudando-a nesse desejo e descobrindo mais coisas sobre o passado dela.


Enfim, o anime é meio que uma amontoado de histórias e que tem seu ritmo bem variado, trocando do clima sério para a comédia em questão de segundos, sem que a pessoa possa se dar conta.


Embora os primeiros episódios sejam meio cansativos, o anime tem uma boa evolução, contando nao apenas com uma história, mas com diversas histórias de cada um dos personagens que vai surgindo com o decorrer desta. Entre eles, o amigo de Tomoyoa, Sunohara, que pra nossa alegria é um cara que cai sempre nas brincadeiras de Tomoya, e que é a preferencia nacional em termos de apanhar... mas que sabe ser sério também, e faz com que tomoya perceba algumas coisas.


Temos também as irmãs gêmeas Kyou e Ryou, completamente diferentes. Kyou, valentona e que adora arremessar objetos contra Sunohara, e sempre achar que Tomoya está dando em cima de sua irmã. Já Ryou, uma garota timida, tipica personagem feminina de animes.


Temos também a menina gênio Kotomi, que vive no mundo dos livros, perdida em seu desejo por conhecimento. Embora pareça uma personagem simples, seu passado esconde muitas coisas... E, já avisando, por trás dessa garota estranha e meio lenta, esconde-se uma assassina. sua arma: o Violino. 

Vocês entenderão quando assistirem.


Bem, além desses personagens tem muitos outros, como os pais de Nagisa, que, sinceramente, são as pessoas mais non-sense que eu conheço, e também nossa heroina Fuko, amante das Estrelas-do-mar...


Embora a principio os personagens pareçam comuns e muito "cliches", com o tempo percebe-se que cada um deles carregam uma história e uma personalidade completamente diferente dos demais personagens já vistos, tendo sido o anime dividido para contar cada uma de suas histórias.


Enfim, a trilha sonora é simples, e por isso nao vou falar sobre ela, mas quanto ao jogo de cores e de imagens, essa sim vou ter que comentar.


Simplesmente, a beleza das imagens nao é perdida após algum tempo, e é mantida firme, sempre no mesmo padrão. As cores são muito bem usadas, e nao deixam a desejar.


Agora, voltando ao enredo...


Assim como esse review está meio confuso, o enredo também é. Não que isso tenha sido algo d
e ruim, mas caso houvesse uma utilização maior dos personagens e eles nao fossem abandonados durante o anime, teria sido bem melhor. O final de cada "história", por assim dizer, sempre acaba puxando a próxima história, e geralmente, apenas Tomoya permanece sempre.